sábado, 7 de março de 2009

DIA DA MULHER

SER MULHER é ter consciência exata do certo e do errado, firmeza em suas decisões, pensar antes de tomar atitudes, agir sem medos, ser centrada, coesa, verdadeira no que diz e faz, seguindo á risca seus bons princípios que não admitem enganos.
Deve estar sempre atenta, tanto em sua vida doméstica, como na profissional. Ter ótima condição física e psicológica, porque são duas jornadas diferentes que precisam ser bem conciliadas, para não perder o norte e nem a coragem, sentimentos estes inerentes ao sexo feminino. Nesse contexto estão as obrigações diárias, que parecem corriqueiras mas que na verdade são exaustivas e desgastantes.
Neste dia especial, escolhido pela sociedade para ser o “DIA da MULHER”, quase nada muda ou fica diferente.
Ser mulher, mesmo no dia a ela dedicado, a rotina continua. Tem que levar o filho ao colégio, adivinhar se o menino vai precisar ou não do agasalho, pois com esse tempo eternamente instável não sabe se vai chover ou fazer frio. Já a caminho tem que voltar, pois, o garoto esqueceu o caderno de matemática com a lição do dia.
Isso tudo, ela faz sozinha, porque o marido sempre tem mais pressa. Mesmo já tendo tomado o café que o esperava na xícara, ter sido avisado para ir a reunião de pais no colégio do filho, aonde ela irá esperá-lo, e lembrá-lo também de ir ao dentista, no horário marcado para hoje. Ele nem toma conhecimento desses detalhes, embora não precise passar cremes, acertar sobrancelhas, e nem abotoar o desagradável sutien. Ela tem absoluta certeza que se não der esses avisos, ele não vai lembrar de nada.
Enquanto isso precisa colocar as meia, dar uma lixadinha na unha que lascou, procurar a chave do carro, e pedir mais uma vez ao filho que se apresse, pois do contrário terá que pegar o menino pelo colarinho e sair correndo para tirar o carro, porque estão em cima da hora.
Ser mulher é dirigir, ao mesmo tempo em que fala no celular, dizendo à empregada o que deve ser feito para o almoço, pois esta, ainda não havia chegado, quando teve que sair.
Ser mulher é ainda demonstrar competência, responsabilidade e pontualidade em seu trabalho de executiva. Para isso terá de completar hoje, o relatório, que seu diretor pediu para ser entregue até amanhã sem falta.
Logo que sai com o carro, o celular bate. È o marido pedindo á ela que vá até a lavanderia pegar suas camisas, pois vai precisar para o jantar da empresa em que trabalha logo mais á noite. E ainda, recomendando para ela não se atrasar pois terão que antes passar no hotel, onde estão hospedados o diretor e a esposa e leva-los ao dito jantar. Ouve o recado do marido com as mãos no volante, morrendo de medo que a verdinha a veja cometendo essa infração, lhe dará multa, e a fará perder mais uns pontinhos na carteira.
Ser mulher é ainda ter que ir ao cabeleireiro, pois vai acompanhar o marido naquele encontro onde todos estarão com as esposas. Aí, ela deve estar de bom humor, alegre e com ótima aparência. Ter de manter conversação com aquelas mulheres que mal conhece, e com as quais não tem a mínima intimidade.
Enquanto isso lembra, que ainda não conseguiu terminar o relatório, para ser entregue ao seu diretor, amanhã sem falta. Vai ter que fazê-lo quando chegar da festa, pois não pode deixar para o dia seguinte. Se deixar vai ser uma barra. Mas, apesar de todo esse sufoco não vai abrir mão de nada. Irá ao jantar sim, e também fará seu relatório. Enquanto isso ELE já estará no terceiro sono.
Ser mulher é muitas vezes, fazer o que não gosta, ir onde não quer, ouvir o que não precisa, e fazer o possível para não ficar cansada.
Sabe, entretanto, que faz tudo isso imbuída da maior satisfação pessoal. Pois sente muito orgulho pela profissão que abraçou, sua casa é seu paraíso, seu filho é sua vida, e tem um grande, imenso amor por seu marido.
Bom mesmo seria nesse dia, que dizem ser o DIA da MULHER poder soltar o cabelo, por um vestido bem bonito e confortável, dar boas e gostosas risadas, beijar seu filho com todo amor e carinho, e o melhor de tudo isso é então sair, sem pressa, descontraída e feliz para ir dançar com o marido.

Curitiba, março de 2009.

Suzi Mariano Gubert.






Um comentário:

Nazareth Queiroz disse...

Suzi,

Vc é realmente uma grande mulher, uma doce escritora... que faz suspirar... Abraço da tua amiga Nazareth, bjs.