terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Chuteira de João e Maria

No campinho, João levanta poeira com sua chuteira nova. Está eufórico, quase não cabe em si de tanta alegria. Era a primeira participação como titular da equipe. Até então só entrava para “quebrar um galho”. Não poderia jogar com chinelo de dedo ou descalço pois sempre lhe arrebentavam, principalmente o dedão.
Mas agora não. Aquele dia era especial. Havia ganhado sua primeira chuteira.
No campeonato da escola tivera inicio e lá estava ele. Fazia parte daquela turma de moleques, mesmo tendo pouco tempo para os treinos, pois precisava ajudar sua mãe na sobrevivência do dia a dia. Seu irmão caçula era especial e, quando sua mãe saia para trabalhar era ele que tomava conta da casa e, entre lavar, cozinhar, limpar e cuidar de seu irmão sonhava com a chuteira dourada de seu craque preferido. Chegava até a esquecer o que fazia.
Aquela tarde era única pois entre a torcida havia um rostinho especial. Maria, a menina mais esperta e ágil da escola. Todos os garotos diziam que ela estava lá para vê-los, porém João acalentava a esperança de que a presença de Maria o era por ele.
Os anos foram passando, agora João tinha a certeza que Maria estava lá, por ele. Aquele rostinho continuava lindo, ou melhor, mais lindo ainda, como se fosse possível.
Seu devaneio é interrompido. Pedro vê e sinaliza pra seus companheiros a direção da bola. E barrado e grita:
Pô: Vocês me sacanearam, eu ia fazer o gol, seus č ă ŭ ă ă. A Maria está esperando por ele. Era meu presente de aniversário.
Fim de campeonato. O time de João perdeu. Maria consola-o dizendo:
_ Ano que vem vocês vão à forra.
A cada ano a cena se repete e João zangado continua aos gritos:
Pó: .... Era meu presente de noivado.
Outro ano:
Pó: ...Era meu presente de casamento.
Cinco anos se passaram. Recomeço do campeonato. João finalmente vê sua tão sonhada chuteira dourada fazer o gol da vitória. Seu time ganhou, com a chuteira dourada nos pés de ... Maria, que é ovacionada como artilheiro principal e João... na arquibancada fazendo o neném dormir.

Nadzieja
07/02/2009

Nenhum comentário: